Cide participa de encontro com outros polos industrias

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) sediou no dia 2 de abril o primeiro Encontro de Representantes dos Polos Industriais, que abrigam empresas do setor químico. O gerente-executivo do Centro de Integração e Desenvolvimento (Cide), Valmir Ramos Ruiz, participou da reunião junto aos demais representantes dos outros polos: o diretor executivo da Associação de Empresas de Campos Elíseos (Assecampe), Jorge Rezende; o superintendente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Comitê de Fomento do Polo de Camaçari (Cofic), Aurinézio Calheira; o gerente-executivo do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC), Francisco Ruiz; e o diretor executivo do Comitê de Fomento Industrial do Polo de Triunfo (Cofip RS), Sidnei dos Anjos.

Os representares apresentaram a estrutura organizacional e as ações desenvolvidas por cada comitê. Segundo o gerente executivo do Cofip ABC, Francisco Ruiz, o objetivo do grupo foi criar uma pauta executiva, com temas comuns aos polos, que possam ser trabalhados conjuntamente, a partir da troca de experiências e da criação de oportunidades de utilizar ideias já desenvolvidas, de modo a abreviar a implantação, salvaguardando sempre as condições de cultura locais. Ele complementa que os polos brasileiros têm características parecidas como: comunidades e vizinhos no entorno das instalações; relacionamento com o poder público; legislações federais, estaduais e municipais; melhores práticas de segurança, saúde e meio ambiente; sinergia nos negócios.

A assessora Técnica da Comissão de Gestão do Atuação Responsável da Abiquim, Yáskara Barrilli, participou da reunião e apresentou o trabalho desenvolvido pela comissão e ressaltou a importância dos trabalhos nos Núcleos de Multiplicação como forma de difundir as boas práticas entre as empresas de cada região e das ações junto aos órgãos ambientais e corpo de bombeiros para a valorização do Programa Atuação Responsável®.

Para Valmir Ruiz, a reunião difunde a importância dos Polos Industriais se organizarem como condomínio para obterem resultados positivos por meio da sinergia. “Condomínios Industriais são tendência mundial e os polos industriais brasileiros estão preparados para atuarem com esta nova gestão. As empresas sempre estão em busca de melhoria contínua em seus processos e, com a chegada da Indústria 4.0, a tecnologia se torna um meio comum para este objetivo. Através do Cide, as indústrias trabalham de forma integrada para criar soluções inovadoras que auxiliem no desenvolvimento sustentável do Polo e do município”.

Estão previstos novos encontros entre representantes dos polos industriais para novas discussões sobre esses temas.

 

Fonte: Cofip