Operação Inverno não aponta episódios críticos em 2018

Cetesb encerra operação Inverno no Polo sem registrar episódios críticos de material particulado no ar

A operação contribui na limpeza do material particulado jacente nas rodovias e avenidas de acesso ao polo

Cubatão superou o período de inverno de 2018 sem registro de nenhum episódio crítico de poluição por material particulado, embora esse seja -costumeiramente por provocar problemas climáticos, como falta de chuvas, fortes ventos e invasões térmicas – a estação com o pior cenário para as atividades industriais e a busca pelo equilíbrio de preservação ambiental.

“Foram meses mais tranquilos do que, no inverno do ano passado. Houve chuvas em junho-julho, evitando a dispersão de material particulado (poeira) na região da antiga Vila Parisi, mantendo estável a qualidade do ar”, assinalou o gerente regional da Cetesb na Cidade, Marcos Cipriano.

De acordo com ele, a ação conjunta das indústrias, por intermédio do Condomínio Industrial de Cubatão, gerenciado pelo Centro de Integração e Desenvolvimento Empresarial (Cide) que realizou a Operação Inverno, contribuiu para esses resultados. Foi o vigésimo terceiro ano consecutivo de ação com apoio do polo. A Operação Inverno encerrou as atividades de 2018 na última terça-feira em reunião no Centro de Integração e Desenvolvimento (Cide). A operação, promovida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesp), em parceria com o Cide, Centro das Indústrias do Estão de São Paulo (Ciesp) – Regional de Cubatão, Prefeitura Municipal e outros órgãos, promove a limpeza de resíduos de produtos, sem sua maioria, terra e lixo nas estradas, avenidas e nos pátios de estacionamento do Polo Industrial de Cubatão, durante todo o período inverno. Entre os meses de maio e setembro, a operação de caráter preventivo realizou limpeza mensal e umectação diária das vias externas e internas das empresas do Polo, contando com a comunicação integrada entre as indústrias para atendimento ágil nestas ações. Ao todo, foram cerca de 105 km rodados  diariamente por caminhões e, em média, 120 mil litros diários de água reutilizada.

Para o gerente regional da Cetesb em Cubatão, Marcos Cipriano, os resultados obtidos são reflexos da colaboração entre empresas. “A qualidade do ar vem melhorando cada vez mais ao decorrer dos anos, principalmente com nossa busca constante e integrada por alternativas de atuação”.

Representante da secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sandra Godói reconhece a importância da indústria na realização da operação. “A operação é uma força-tarefa e parâmetro para que a Prefeitura tenha garantia de que Cubatão atende aos índices satisfatórios de qualidade do ar. O engajamento de todos os participantes neste projeto, diretos e indiretos, principalmente os pátios reguladores, será fundamental para manter os bons índices de controle”.

Valdir José Coabianco, diretor do Cide/Ciesp Cubatão, destaca a Operação Inverno como um importante legado construído por todos os envolvidos. “Nos empenhamos todos os anos com o investimento e a realização da Operação Inverno e, atendendo aos parâmetros exigidos, contribuímos direta e indiretamente para a integridade dos munícipes, continuidade da atividade econômica das indústrias, e, consequentemente, para uma boa imagem da cidade de Cubatão. A sinergia entre todos os atuantes, pátios reguladores, indústrias e todos os órgãos envolvidos é determinante para a melhoria contínua e perpetuação da ação no município”, conclui.

 

Fonte: jornal A Tribuna – Caderno da Indústria