Saúde ocupacional discute gestão de custos

Encontro de Médicos das Indústrias de Cubatão reuniu especialistas das áreas; implantação do eSocial impôs novos desafios às empresas

Commed e Cide organizaram 33º Emic: temas incluíram também RH e setor jurídico e de assistência social

Profissionais de saúde e áreas correlatas se reuniram na sexta-feira passada para discutir gestão de custos da área nas empresas e o eSocial, o portal do governo que unifica o envio de dados dos trabalhadores pelas empresas.

A discussão foi feita por meio do 33º Encontro dos Médicos das Indústrias de Cubatão (Emic), organizado pela Comissão Técnica de Medicina Ocupacional (Commed) do Centro de Integração e Desenvolvimento (Cide).

O encontro abordou os temas Gestão de Custo em Saúde nas Empresas e Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho para o eSocial. Os assuntos foram apresentados também às áreas de recursos humanos, jurídico, segurança do trabalho e assistência social.

A líder de Gestão de Saúde da América Latina da GE Brasil, Marcia Agosti, abriu o evento discutindo a redução de custos em convênios médicos, com novos modelos de remuneração e atendimento.

“O gerenciamento efetivo e a prevenção de riscos são fundamentais para tomadas de decisão nas indústrias e reflete diretamente nas ações voltadas à sustentabilidade”, afirma.

O médico especialista do Sesi Departamento Nacional – Unidade de Saúde e Segurança, Cláudio Patrus, apresentou os procedimentos da plataforma eSocial e cuidados com a saúde e segurança do trabalho.

“Atualmente, as empresas estão se adequando ao eSocial em níveis diferentes. Por isso, a integração que o Emic traz é importante para que os profissionais compartilhem suas experiências com a plataforma e busquem o desenvolvimento na indústria”, afirma ele.

“Vejo um grande potencial na sinergia entre as áreas participantes do Condomínio Industrial do Cide, no que se refere, principalmente, às soluções para processos trabalhistas, previdenciários e tributários”, diz.

O gerente do Cide e Ciesp Cubatão, Valmir Ramos Ruiz, ressaltou o comprometimento com o desenvolvimento da indústria. “Há 33 anos, o Emic assume o papel como um dos eventos mais tradicionais do Polo Industrial de Cubatão e vem se reinventando para engajar os profissionais da Saúde e outras áreas com temas de grande relevância para o mercado”.

“Esta sinergia vai ao encontro das ações atualmente praticadas pelo Condomínio Industrial do Cide, que se resumem em unir as empresas para soluções conjuntas em prol de melhores resultados para o Polo de Cubatão”, afirma Ruiz.

O coordenador da Commed, Marcelo Hernandez, elogiou as apresentações e os temas apresentados.

“O Emic sempre busca trazer temas relevantes e atuais para os profissionais da Saúde Ocupacional e áreas correlatas. Este ano, não foi diferente e o evento alcançou seu objetivo”, concluiu ele.

 

Ruiz (Cide-Ciesp), Patrus (Sesi), Marcia Agosti (GE) e Hernandez (Commed)

 

Fonte: A Tribuna – Caderno da Indústria