Cide e Prefeitura buscam investimentos

Valdir José Caobianco, diretor executivo do Cide; prefeito Ademário Oliveira; vice-prefeito Pedro de Sá Filho; e Valmir Ruiz, gerente executivo do Cide, condutores do programa “Cubatão – A Fábrica de Oportunidades”

Parceira firmada entre a Prefeitura de Cubatão e as indústrias do polo transforma o Centro de Integração e Desenvolvimento (Cide), como síndico do condomínio do Polo Industrial, em intermédio dos contatos com investidores e empresas interessadas em instalar unidades de transformação na Cidade, a partir da utilização de matérias-primas fabricadas pelas indústrias de base locais.

O acordo, que dá prosseguimento ao programa “Cubatão – A Fábrica de Oportunidades”, foi consolidado entre o prefeito Ademário Oliveira e o diretor executivo do Cide, Valdir José Caobianco, na quarta-feira. O evento tem apoio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) – Regional de Cubatão.

O Cide, na qualidade de síndico do condomínio industrial do polo, passa a recepcionar nas suas instalações representantes de empresas e de investidores, em estreitas relações com o secretário de Planejamento da Prefeitura, Pedro de Sá Filho (que também é vice-prefeito da cidade). Ele selecionou áreas em Cubatão com potencial para instalação de novos empreendimentos, indicando localizações detalhadas em um mapa exposto da regional do Ciesp Cubatão, mostrando vantagens oferecidas pelas proximidades com indústrias de base, com acesso rodoviário e ferroviário e os incentivos fiscais da Prefeitura destinados a investidores. Grupos interessados em conhecer as áreas e os incentivos passam a ser recebidos no Cide pelo gerente das duas entidades, Valmir Ramos Ruiz (contatos pelo telefone 13 3361-1388). Ele atenderá os investidores, conduzirá o prosseguimento de contatos com a Prefeitura e o detalhamento das propostas para apoio dos poderes públicos, por intermédio de Pedro de Sá Filho.

A parceria fortalece o condomínio do Cide, agindo como facilitador de contatos e agente associativo para reduzir custos de ações comuns a todos os parceiros, como já ocorrem na relação com as indústrias de base. Lançado em março, durante seminário na Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) em São Paulo, o condomínio industrial segue planejamento estratégico semelhante a organizações de associação de propósitos lá instalados em outros polos industriais, dentro dos princípios estabelecidos pela Agenda 21.

“Temos convicção de que o condomínio do Polo Industrial de Cubatão, sob gestão do Cide, está totalmente preparado para receber novas indústrias de transformação. Com ótima infraestrutura logística, matérias-primas de qualidade de suas grandes empresas, mão de obra qualificada e integração com o poder público, comércio, órgãos e comunidades, o município oferece as melhores condições para revitalização do setor industrial do País”, diz Valdir José Caobianco, diretor executivo do Centro de Integração e Desenvolvimento (Cide).

Região apresenta vantagens

Valdir José Caobianco aponta 11 motivos para novas empresas se instalarem no Polo de Cubatão. O principal objetivo das indústrias do polo, já integradas à gestão condominial do Cide, é desenvolver uma campanha permanente de atração de novos empreendimentos que complementem a indústria de base já instalada no Município, desde a década de 60.

A indústria de base fabrica produtos que são usados por outras indústrias chamadas de indústrias de transformação, pois usam os insumos básicos para produzir matérias finas colocadas à venda no mercado. Um exemplo: empresas de matérias de base, como Usiminas, fabricam aço vendido para as indústrias de transformação produzirem automóveis, geladeiras, perfis para construção civil, dentre outros.

A Prefeitura e o Cide estão empenhadas em mostrar a empresários do Brasil e do Exterior que Cubatão dispõe ainda de muitas áreas livres no seu território para instalar indústrias que transformem os produtos de base fabricados na Cidade, como fertilizantes, produtos químicos de borracha, oxigênio, cloro e derivados, entre outros.

O lado positivo desse ator industrial é que ele gera novos empregos para moradores de toda a região  e aumenta a arrecadação tributária da Prefeitura, para execução de novas obras na Cidade.

“Cubatão é uma fábrica de oportunidades para o desenvolvimento da Indústria”, assinala Caobianco. As empresas do polo estão associadas ao Governo Ademário, com a implantação de um condomínio gerido pelo Cide, para unir de forma sinérgica (com os mesmos objetivos) a busca para a redução de custos em interesses estratégicos comuns a empresas já instaladas e a futuros empreendedores, como segurança por meio do Plano de Auxílio Mútuo, recursos humanos, questões jurídicas, serviços médicos e ações de diálogo com a comunidade por meio do Conselho Comunitário Consultivo (CCC) do Polo de Cubatão.

Entre os pontos positivos elencados aos 11 motivos para receber investimentos, o polo – onde já estão instaladas 12 indústrias de grande porte na área petroquímica, química, siderúrgica e de fertilizantes – oferece uma gama abundante de energia (incluindo usinas termelétricas) e água, além de malha logística completa com rodovias, ferrovias, serviços portuários de cabotagem (com três portos próximos) e facilidades de acesso aos aeroportos da Capital do Estado. Essas alternativas logísticas ligam as indústrias ao Interior paulista e a outros estados.

Cidade oferece incentivos fiscais

Disponibilidade de áreas para novas empresas em Cubatão

Para o prefeito Ademário Oliveira, “Cubatão é uma cidade pronta para os novos investimentos”. E desrespeito à crise que ainda vive, dispõe de terrenos com áreas livres e prontas para receber novas instalações de indústrias e empresas. Com apoio do Cide-Ciesp e de proprietários de glebas na Cidade, a secretaria municipal de Planejamento, conduzida pelo vice-prefeito Pedro de Sá Filho, apontou a existência de pelo menos 2,365 milhões de áreas em 12 glebas e setores prontos para implantar indústrias de transformação.

Conhecimento técnico, comprovação histórica e mão de obra calejada na implantação de indústrias não faltam. Cubatão foi o primeiro polo petroquímico do País, situado a menos de 70 km da Capital. Em seus territórios foi instalado, a partir da década de 1950, a primeira refinaria estatal construída pela Petrobras, na esteira da qual se implantaram indústrias químicas, uma das maiores siderúrgicas do País e um pioneiro parque de fertilizantes, além de produtoras de cloro e gases medicinais. Cubatão já teve a maior renda per capita pública do País.

“Mas as antigas gestões de governos municipais não conseguiram traduzir essa riqueza em bem-estar para a população. E a crise econômica instalada desde 2015 agravou o quadro recessivo, levando à suspensão de atividades industriais que atingiram principalmente a produção primária de aço e levaram à drástica redução de postos de trabalho”, avalia Ademário.

Agora, segundo o prefeito, além da estrutura da Cidade, localizada próxima ao Porto de Santos e da Capital paulista, as empresas que se instalarem em Cubatão terão como incentivos, dependendo do grau de investimento, a isenção de IPTU e ISS.

“Temos um setor específico de planejamento para receber novos investimentos e atendimento prioritário para desburocratizar os processos, a cargo do nosso vice-prefeito e, agora, com apoio do Cide-Ciesp”.

 

Fonte: jornal A Tribuna – Caderno da Indústria