Venda de produtos químicos registra alta em outubro

 

Apesar do avanço, setor enfrenta problemas de competitividade com mercado externo

Polo de Cubatão: no País, Abiquim aponta recuo na comparação mensal

As vendas de produtos químicos aumentaram 0,72% no acumulado de janeiro a outubro, segundo a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). O resultado só não foi melhor porque o indicador registrou recuos mensais em setembro e outubro, cujos desempenhos não se devem apenas a uma economia fraca.

Ocorreram também paradas de manutenção, que são operações de segurança comuns no setor químico, e menor número de dias úteis.

Mas nas comparações de outros indicadores e no mês a mês. Os resultados foram negativos. É o caso da produção de químicos de uso industrial, que recuou 3,06% de janeiro a outubro, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

O consumo aparente nacional (CAN), que mede a produção mais a importação menos a exportação, caiu 2% no mesmo período. Segundo a Abiquim, o resultado indica uma queda na demanda nacional de produtos químicos.

 

Impacto externo

Em relação às vendas internas que subiram 0,72%, a Abiquim diz que há elevação da parcela produzida em território nacional, na comparação com o importado, sob influência da volatilidade cambial e dos preços internacionais.

A média de utilização da capacidade instalada de janeiro a outubro foi de 77%, índice inferior ao do mesmo período de 2017, quando a taxa utilização foi de 79%. O índice mede a ociosidade das instalações das fábricas, indicando que de 2017 para 2018 houve redução da atividade, ainda que pequena (de 79% para 77%).

A diretoria de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira, afirma que o ano foi marcado pela desaceleração da economia nos primeiros meses, seguida da greve dos caminhoneiros, que prejudicou a movimentação de cargas em maio, com reflexos também em junho.

 

Mês anterior

Em outubro, na comparação com o mês anterior, o índice de produção subiu 3.08%. Se comparado com outubro do ano passado a queda na produção foi de 6,7%. Já as vendas internas tiveram recuo de 5,05%, após terem caído 8,12% nos dois meses.

“Apesar de ainda termos tido um crescimento de 0,72% nas vendas internas esse resultado poderia ter sido melhor, pois até setembro o crescimento era de 1,8%”, afirma.

“A menor atividade nos últimos dois meses de análise pode ser atribuída Às pausas realizadas em algumas unidades, à demanda desaquecida em relação aos dois meses anteriores e, em menor proporção, também pelo número menor de dias úteis, especialmente em relação a agosto”, diz Fátima.

 

Baixa competitividade

A diretora alerta que nos últimos 12 anos os volumes de produção e de vendas são, na média, os mesmos de 2007.

“Infelizmente vivemos mais uma década perdida. A falta de competitividade do produtor local, associada ao cenário econômico recessivo e de agravamento da crise política nacional nos últimos três anos, trouxe fortes impactos ao setor”, afirma.

 

Fonte: Jornal A Tribuna- Caderno da Indústria