Sessenta e cinco trabalhadores foram certificados em cursos gratuitos de Segurança e Medicina do Trabalho em Cubatão na última sexta-feira (14). Os treinamentos são uma inciativa do Centro de Integração e Desenvolvimento (Cide) e Prefeitura Municipal de Cubatão – Secretaria de Desenvolvimento e Emprego, com apoio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) – Regional de Cubatão, cujo objetivo é capacitar a mão de obra local em diversos cursos exigidos pela legislação vigente no mercado. A entrega dos certificados ocorreu no auditório da Câmara Municipal da cidade.
Foram seis dias de treinamentos, ministrados pelas empresas Self Seg, Treinar e Lacerda, com conteúdo programático voltado às Normas Regulamentadoras (NRs): 6 – Equipamento de Proteção Individual (EPI); 23 – Proteção Contra Incêndios; 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados; e 35 – Trabalho em altura. As NRs são obrigatoriamente praticadas pelas empresas públicas e privadas, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), de acordo com o Ministério do Trabalho.
Toda a ação vai ao encontro do tema “Qualificação Profissional” da Agenda 21 – A Cidade que queremos em 2020, cujo o compromisso é promover o desenvolvimento sustentável no município e, consequentemente, na Baixada Santista.
Estiveram presentes na solenidade o secretário de Desenvolvimento e Emprego, Marcos Espirito Santo, o gerente do Cide/Ciesp Cubatão, Valmir Ramos Ruiz, e o supervisor do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Cubatão, Rogério Vieira.
Para Marcos, os cursos em NRs são o início de uma série de capacitações que a Prefeitura visa oferecer aos trabalhadores da cidade. “Com os treinamentos realizados e outros que estamos prospectando, a mão de obra de Cubatão contará com um mais diferencial no currículo. Tivemos uma boa participação de alunos nos cursos, o que reflete uma autoestima dos trabalhadores em se preparar para futuras vagas de emprego”.
Valmir destacou a parceria entre o Condomínio Industrial e a Prefeitura no fomento da qualificação profissional da cidade, uma das premissas do planejamento estratégico da Agenda 21. “A Indústria segue em melhoria contínua e com boas expectativas para os próximos anos, com um mercado que exige cada vez mais profissionais capacitados e resilientes. O Cide/Ciesp, junto à Prefeitura, está em busca de novas indústrias de transformação para a cidade, que, certamente, contará com os trabalhadores locais e estimulará o comércio local. Por isso, adquiramos conhecimento e estejamos aptos para as oportunidades”.