Segurança do Trabalho é tema de workshop no Cide

 

Representantes das empresas do Condomínio Industrial de Cubatão participaram nesta quarta-feira (17) do workshop Fatores Humanos na Segurança do Trabalho, promovido pelo Centro de Integração e Desenvolvimento (Cide), com apoio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) – Regional de Cubatão.

O evento foi organizado pela Comissão Técnica de Segurança do Trabalho do Cide e reuniu cerca 30 profissionais de empresas associadas e prestadores de serviço, que puderam ampliar seus conhecimentos sobre a área por meio da palestra ministrada pelo gerente de Contas Chave da SafeStart, Ricardo Semeghini.

O conteúdo apresentado destacou o comportamento como fator importante para a segurança no ambiente de trabalho. Aspectos como a pressa, frustração, cansaço e complacência podem conduzir os trabalhadores à ações não intencionais, que aumentam o risco de acidente. Segundo Ricardo, 90% dos incidentes e lesões são causados pelo erro humano.

O Palestrante também ressaltou que os acidentes não se restringem apenas às empresas, o risco também está presente nos trajetos. Um exemplo disso é o fato de 25% dos acidentes automobilísticos terem como principal causa, dormir ao volante. “O objetivo desse encontro é que os profissionais aprendam conceitos importantes que contribuam para o bem-estar dos trabalhadores, além de reduzir os riscos de acidentes causados por fatores humanos”, afirma Ricardo.

Para o coordenador da Comissão Técnica de Segurança do Trabalho, Renan Vieira, os conceitos apresentados estão interligados aos procedimentos de segurança praticados na indústria. “Buscamos sempre estar atentos a soluções que contribuam para a redução de acidentes nas indústrias e o comportamento humano deve permanecer como um parâmetro prioritário a ser acompanhado”.

O encontro reuniu profissionais de Segurança do Trabalho e áreas correlatas

Comissões Técnicas

As Comissões Técnicas são grupos de trabalho formados por membros das empresas associadas do Cide e Ciesp Cubatão, que desenvolvem ações e projetos para o desenvolvimento sustentável do Condomínio Industrial de Cubatão e, consequentemente, do município.