Ciesp Cubatão aborda Projeto Ligação Seca Santos-Guarujá

A ligação seca entre Santos e Guarujá foi tema da última reunião do Ciesp Cubatão no último dia 18. O estudo prévio foi apresentado pela empresa Ecovias na reunião mensal do Conselho Diretor do Ciesp, Depar e Conselho Consultivo do Sesi e Senai Cubatão. O encontro contou com a presença do diretor superintendente da empresa, Ronald Marangon, e o gerente de Engenharia, Sidney Vilar.

O projeto prevê a construção de uma ponte de acesso entre as margens do Porto de Santos, idealizada com 7,5 km de extensão, 85 m de altura e 325 m de largura, ligando o km 64 da Via Anchieta ao km 250 da Rodovia Cônego Domenico Rangoni, com o objetivo de facilitar a integração entre as cidades de Santos e Guarujá e a movimentação logística do Porto e Polo Industrial de Cubatão.

Após aprovação para sua implantação, o empreendimento será realizado pela Ecovias e contará com o apoio do Governo do Estado. Estima-se um investimento de R$ 2,9 bilhões e a contribuição de cerca de 4 mil trabalhadores, com prioridade na destinação de vagas para a mão de obra local. “A obra trará maior desenvolvimento, geração de empregos e facilidade de mobilidade para região da Baixada Santista”, destaca Sidney.

Para o diretor titular do Ciesp Cubatão, Raul Elias Pinto, a apresentação trouxe novidades importantes sobre a nova estrutura e esclareceu as principais dúvidas dos participantes. “Devemos ser otimistas para que a ponte saia do papel o mais rápido possível, como também outros projetos que contribuam para melhoria da logística no Polo Industrial de Cubatão e Baixada Santista, como túnel e outros acessos”.