Líderes das comunidades de Cubatão participaram do Encontro Virtual CCCs em 9 de dezembro. Promovida pela da Associação Brasileira de Indústrias Químicas – Abiquim, a celebração reuniu os CCCs do Brasil pela primeira vez em uma edição online para discutirem lições e aprendizados adquiridos durante a pandemia.
O membro Antônio Jorge representou o CCC do Polo de Cubatão em uma apresentação sobre as principais atividades do grupo e expectativas para o futuro. ” Uma experiência única com pitada de responsabilidade em representar um conselho formado por grandes lideranças de Cubatão. Frente ao novo ano, as expectativas são de grandes desafios em relação ao desenvolvimento das atividades e o fortalecimento dos
laços humanos”, comenta.
Entre os trabalhos realizados, o CCC do Polo de Cubatão destacou a adaptação das reuniões ordinárias por meio de videoconferência, agilidade na troca de informações por grupo de mensagens e a criação de um painel de metas e indicadores para 2021, com o intuito de acompanhar o desempenho dos membros em seus projetos e identificar periodicamente pontos de melhoria ao decorrer das atividades.
A reunião também marcou o lançamento do Perfil do CCC da Indústria Química Brasileira. O material consolida os principais dados dos CCCs do País como histórico, quantidade de membros, simulados realizados, entre outros. O Polo de Cubatão conta com o terceiro CCC mais antigo, com sua fundação em 1999 e, atualmente, detêm o maior número de líderes, 47.
O Encontro Nacional de CCCs é um evento anual que tem o objetivo de reunir representantes de CCCs para compartilhar ideias e trocar experiências de ações realizadas dentro de suas comunidades relativas à saúde, segurança, meio ambiente e projetos sociais. Devido ao surto do novo coronavírus (Covid-19), a edição 2020 foi realizada por videoconferência.
Conheça o CCC do Polo de Cubatão
Formado por representantes das indústrias, do poder público, sociedade civil e lideranças comunitárias, há mais de 20 anos, o fórum é um canal de diálogo aberto e reúne os membros para debaterem temas relacionados ao Polo e comunidades circunvizinhas. Cada membro também tem o papel de porta-voz para disseminar informações relevantes aos demais moradores dos bairros que representam.
Nos últimos anos, o conselho passou por uma reestruturação e teve sua forma de atuação aprimorada com a criação do seu regimento interno, baseado nas premissas do Programa Atuação Responsável ® da Abiquim.
Leia mais em “Conselho Comunitário Consultivo completa 20 anos de história em Cubatão”