Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje em todo o mundo, o Cide e o Ciesp Cubatão, com apoio de indústrias associadas, irão publicar uma série de vídeos durante a semana para homenagear profissionais do Polo de Cubatão que são exemplos da força feminina na indústria.
Um estudo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI – 2017) aponta que a cada quatro pessoas empregadas da indústria, uma é do sexo feminino. De 20 milhões de trabalhadoras no mercado, cerca de 12,5% estão nas fábricas. De acordo com o relatório Why Diversity Matters, publicado pela McKinsey & Company em 2015, as empresas que investem em diversidade de gênero têm 15% mais chances de ter resultados acima da média.
A data marca um momento de reflexão sobre a coragem e determinação feminina em importantes frentes na história e todos os progressos realizados em seus países e comunidades, inclusive no mercado de trabalho. A busca pela equidade de gênero ainda se faz presente em diversos setores do Polo, no País e no mundo. Por isso, é fundamental destacar o papel da mulher no cotidiano das corporações.
Confira abaixo os depoimentos das profissionais:
Janaína de Carvalho – operadora de campo na Petrocoque
Liziane Alves – técnica de segurança do trabalho na Usiminas
Thais Sales – caldeireira na Yara Brasil
Paula Samamede – técnica de segurança do trabalho na Unipar
Camila Lacerda – engenheira ambiental na CMOC Brasil
Priscila Almeida – operadora de campo na Petrocoque
Lucineia Gomes – analista fiscal na Unipar
Fernanda Honório – inspetora de produto na Usiminas
Nanci Lima – coordenadora de armazenagem e expedição na Yara Brasil
Gislaine Raitani – analista de desenvolvimento na Unipar