Desde as primeiras instalações na década de 50, as unidades industriais em Cubatão assumem o papel diário de contribuir para o desempenho da economia brasileira. Seus produtos são transformados e inseridos no dia a dia da população, dentro e fora do País, por meio de insumos essenciais para todos os segmentos.
O compromisso com a qualidade de seus processos vai além e se estende em importantes ações socioambientais. São inúmeras atividades ao longo do tempo, de diferentes tamanhos e meios, que transformam a vida de milhares de pessoas, com o principal objetivo de firmar a responsabilidade social de suas operações.
Para este Dia da Indústria, a reflexão é se inspirar no passado e olhar para o futuro, sobre um legado em constante construção. E um exemplo para este conceito é a implantação do Projeto APELL – Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências a Nível Local.
O processo, constituído pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), é uma ferramenta de diálogo entre sociedade, indústrias e demais órgãos para promover a conscientização e comunicação entre os grupos em diferentes circunstâncias nas quais as comunidades no entorno do Polo possam ser afetadas por ocorrências tecnológicas ou desastres naturais. Com isso, os membros dos bairros são preparados para terem resiliência diante de qualquer situação, com segurança e organização.
O projeto iniciou em abril de 2020 e já se encontra em sua quarta etapa de implantação. Grupos técnicos e especializados contribuem para a execução do plano de trabalho voltado a identificação de riscos, treinamentos e capacitação da sociedade civil, que conta com a participação efetiva da comunidade por meio de líderes voluntários e membros do Conselho Comunitário Consultivo do Polo de Cubatão.
A iniciativa é capitaneada pelo CIDE e conta com apoio de instituições e órgãos importantes em sua coordenação, como Defesa Civil Estadual e Regional, Abiquim, Ciesp Cubatão e Cetesb. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Cubatão, o APELL terá sua sede nas instalações do Parque Anilinas, principal centro recreativo da cidade. A obra está em fase final e será concluída na primeira quinzena de junho.
O projeto também ganhou uma identidade visual própria para transmitir o propósito da iniciativa. Além disso, terá seu próprio site, que reunirá as principais informações sobre o processo, com atualizações diárias das atividades. A plataforma será lançada com a inauguração da sede.
Em breve, acompanhe o APELL no site www.apellcubatao.com.br e nos canais digitais do CIDE.