A Operação Delegada é um convênio firmado entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Cubatão, que objetiva melhorar a segurança pública do município por meio de fiscalização de vias públicas e combate ao comércio ilegal, realizados por policiais em extra rotina de trabalho.
Ao longo destes dois anos de atuação, o serviço tem gerado resultados plenamente satisfatórios, como o aumento da sensação de segurança dos munícipes e uma considerável queda em praticamente todos os indicadores criminais registrados na cidade.
Só em 2020, segundo ano da operação na cidade, houve uma redução significativa em índices de roubos (-45%) e furtos (-29%), de acordo a apuração das Polícias Militar e Rodoviária.
Para o diretor executivo do CIDE, Ricardo Salgado e Silva, o projeto reforça o trabalho de segurança na cidade, por meio da prevenção e combate efetivo, marcando a interação da iniciativa privada com o poder público no desenvolvimento de práticas de cooperação.
O serviço é apoiado pelo condomínio industrial, que fornece nove veículos locados por meio de um termo de cooperação técnica com a Prefeitura e seus recursos são viabilizados através do decreto da lei do IPTU do Bom Empreendedor.
“A segurança pública é um dos pontos elencados pela população de Cubatão na Agenda 21. A melhoria dos indicadores de segurança na cidade conforme apresentado pela PMC e Polícia Militar, demonstram os resultados positivos esperados pela comunidade local.”, afirmou o Gerente Regional do Ciesp de Cubatão, Valmir Ramos Ruiz.
Além da circulação nos principais bairros e ruas da cidade, há também o curso nas vias municipais de acesso às indústrias, permitindo uma maior abrangência das ações preventivas do policiamento.