Minimizar os efeitos e as condições desfavoráveis para a dispersão de poluentes, através da limpeza e umectação de vias que dão acesso ao Polo Industrial de Cubatão, durante o período de inverno. Esta é a ação que a Operação Inverno proporciona todos os anos, uma parceria promovida entre a Cetesb, as indústrias, através do Cide Ciesp, e demais órgãos.
O encontro de encerramento e apresentação dos resultados deste ano ocorreu através de videoconferência no último dia 06 de outubro e reuniu representantes das indústrias e do gerente regional da Cetesb em Cubatão, Marcos Cipriano.
“Buscamos todos os anos minimizar as possíveis consequências das condições desfavoráveis que o período de inverno traz para dispersão de material particulado na região, adotando ações preventivas de remoção de resíduos acumulados nas vias de acesso às indústrias, bem como um programa de umectação contínua dessas vias”, ressaltou Ricardo Salgado, diretor do Cide.
De acordo com Marcos Cipriano, a operação desse ano, mais uma vez foi considerada bastante satisfatória, mesmo diante de situações adversas que poderiam levar a situações preocupantes com a poluição do ar: “Nesse ano houve um deslocamento do período mais crítico em comparação aos anteriores. Normalmente temos nos meses de maio, junho e julho os períodos mais críticos, mas nesse ano entre a metade de julho e o final de setembro tivemos longos períodos de estiagem, que contribuíram para aumentar a ressuspensão do material particulado, sendo necessário a intensificação das ações preventivas para minimizar seus efeitos na alteração da qualidade do ar. O momento agora é de manter os resultados e a vigilância, principalmente nos meses de novembro e dezembro que são períodos que também podem desfavorecer a dispersão desses poluentes.”
O déficit de chuvas deste ano, ocorrido nesse inverno, foi considerado severo, o que também trouxe preocupação para os níveis dos reservatórios de água e que repercutiram na geração de energia elétrica e consequente aumento nas contas de energia.
A operação, de caráter preventivo, acontece entre os meses de maio a setembro, e neste ano foram promovidas cinco campanhas de limpeza das vias externas e nas estradas, avenidas e nos pátios de estacionamento do Polo Industrial de Cubatão, removendo resíduos. Ao todo, foram removidos cerca de 165 mil toneladas de resíduos.
A operação está vigente desde 1995 e desde a sua implantação, não houve ocorrências de episódios críticos da poluição do ar em Cubatão.