Na manhã de segunda-feira (14), foram entregues ao Comando da Polícia Militar de Cubatão 3 viaturas que marcam o início da renovação da frota destinados para a Operação Delegada. A iniciativa é fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Segurança Pública e o Cide/Ciesp, através do Termo de Cooperação Técnica, que objetiva dar mobilidade ao efetivo da Operação Delegada. Em quase três anos o serviço trouxe resultados significativos, com considerável queda em praticamente todos os indicadores criminais registrados na cidade.
O secretário de Segurança Pública, Pedro de Sá, destacou sobre a relevância da ação na cidade: “Graças a esta parceira conseguimos unir nossos esforços em prol de uma cidade mais segura para todos”, comentou.
Ricardo Salgado, diretor do CIDE, falou sobre a importância da atualização das viaturas para a cidade: “Graças aos esforços que as indústrias do nosso Polo estabelecem com a cidade, possibilitamos a mobilidade do efetivo da Polícia Militar, realizando a cessão destes veículos”.
Os recursos na manutenção dos veículos e atualização da frota são viabilizados pelas empresas do Polo Industrial, através do decreto da lei do IPTU do Bom Empreendedor.
“De acordo com pesquisas, se uma viatura da Polícia Militar deixa de atuar em algumas regiões do país, 10 vidas são arrebatadas. Mais do que um veículo, as viaturas são um importante instrumento para execução das atividades militares e esta renovação só demonstra a preocupação da prefeitura, da segurança pública e das indústrias em trazer uma maior proteção para toda a cidade”, afirmou o Coronel da Polícia Militar Cássio Araújo de Freitas, Comandante do CPI-6 (Baixada Santista e Vale do Ribeira). Para o prefeito Ademário Oliveira a operação é de extremo valor no combate à criminalidade: “Este convênio nos proporcionou hoje a atualização destas viaturas que auxiliam a Polícia Militar no enfrentamento dos índices de criminalidade e que serão também auxiliados pela Guarda Municipal e da Companhia Municipal de Trânsito, gerando uma integralização no sistema de segurança pública da cidade e aumentando a sensação de segurança.”, finalizou.
Os novos veículos passarão a substituir as viaturas modelo Uno, que foram entregues no mês de maio de 2019.