A Usiminas recebeu, na última segunda-feira (16), uma reunião com foco na melhoria da competitividade no Polo Industrial de Cubatão. O encontro, realizado no centro industrial, foi articulado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, e contou com a presença do prefeito municipal, Ademário Oliveira, além de outras autoridades estaduais, municipais, representantes do Ciesp Cubatão e das empresas do Polo. Um dos principais pontos discutidos foi a criação de estímulos para a energia limpa de forma competitiva, em particular o gás natural e, futuramente, o hidrogênio verde.
“O Governo de São Paulo, por meio do secretário, mostrou-se sensível em estimular a competitividade da indústria. Houve o compromisso com a discussão, em um grupo específico, da transição energética, além da melhoria de questões logísticas, entre outras. Ele se colocou à disposição para buscar soluções customizadas para o Polo de Cubatão”, detalha André Chaves, diretor Corporativo de Sustentabilidade, Relacionamento Institucional e Responsabilidade Social, que esteve presente no encontro.
Também foram tratadas questões relacionadas à criação de um centro de serviços e fornecedores em um raio de 80km das empresas e, também, da instalação de uma Zona de Processamento de Exportações na Baixada Santista. “São temas que estão na ordem do dia das empresas e que farão a diferença para tornar a Usiminas e o Polo de Cubatão ainda mais competitivos num cenário interno e externo. O secretário saiu com o compromisso de apoiar esses pleitos apresentados e de trazer, de forma breve, as respostas. Ele elogiou a organização e a sinergia do município e das indústrias da cidade, uma sinalização importante”, completou Américo Ferreira Neto, vice-presidente Industrial da Usiminas e diretor-titular do Ciesp Cubatão.