Grupo formado por voluntários e moradores da região promove, junto à companhia, diálogos e ações sobre temas ligados à saúde, segurança, meio ambiente e ações sociais para melhoria da qualidade de vida da comunidade local
O primeiro Conselho Comunitário Consultivo (CCC) da Unipar, importante ator do setor químico e petroquímico, completou 20 anos no dia 28 de maio, mesma data em que a companhia comemorou 55 anos de existência. Criado em 2004, em Cubatão (SP), a iniciativa nasceu com o propósito de estabelecer uma ponte entre a empresa e as comunidades que vivem no entorno da fábrica. Ao longo desse período, mais de 20 mil pessoas foram impactadas pelos projetos realizados.
O CCC faz parte do pilar de Diálogo com Comunidade promovido pelo Programa Atuação Responsável® e trabalha ações focadas principalmente em segurança, saúde e meio ambiente. Formado por voluntários, que são moradores dos bairros vizinhos à fábrica ou atuantes em diferentes áreas no município, o grupo se reúne periodicamente para discutir e desenvolver projetos, sempre com um olhar voltado à conscientização, preparação e treinamento das pessoas e fortalecimento dos laços entre indústria e comunidade.
Em 2019, o CCC foi implementado também nas unidades de Santo André (SP) e em Bahía Blanca (Argentina), sendo um importante canal de comunicação entre a companhia e as comunidades do entorno das fábricas.
“É com muito orgulho que comemoramos os 20 anos do primeiro CCC da Unipar na mesma data em que celebramos o aniversário de 55 anos da companhia. Para nós, este canal é o elo fundamental de diálogo e transparência entre a fábrica e as comunidades do nosso entorno. Nosso grande objetivo é poder contribuir com o desenvolvimento das localidades onde estamos presentes, e isso tem sido possível devido ao relacionamento sólido que temos ao longo desses anos, observando as necessidades de perto e realizando ações em conjunto”, ressalta Rogério Catarinacho, diretor da Unipar Cubatão.
No Brasil, o CCC de Cubatão é composto por 34 membros, em sua maioria moradores dos bairros vizinhos à fábrica. Já os de Santo André e de Bahía Blanca, hoje possuem 21 e 22 membros, respectivamente, também moradores dos arredores e líderes comunitários. Em todas as plantas, os CCCs têm a coordenação da área de Comunicação e a atuação ativa das áreas de Segurança e Meio Ambiente, bem como dos diretores das fábricas.
Somente em 2023, as iniciativas da Unipar com os CCCs impactaram positivamente mais de 8 mil pessoas. No Brasil, os CCCs entregaram diversas ações, como workshops, arrecadações de alimentos e roupas, simulados de segurança, ações sociais, visitas a museus de São Paulo, bate-papos com as comunidades, concursos de meio ambientes, visitas ao programa Fábrica Aberta, entre outros, impactando diretamente mais de 5.500 pessoas.
Em Bahía Blanca, na Argentina, houve um projeto de fortalecimento da participação do grupo, que se refletiu na quantidade de atividades realizadas, impactando diretamente mais de 2.500 pessoas da comunidade. Iniciativas como reuniões, campanhas de conscientização, workshops e palestras com temas da atualidade também foram realizadas na localidade.
Além das ações citadas, houve também a participação em ativações de projetos sociais patrocinados pela Unipar, que envolveram crianças, jovens e educadores dos municípios paulistas de Cubatão, Rio Grande da Serra e da Vila de Paranapiacaba, e em Bahía Blanca – especialmente em Ing. White –, na Argentina. Para este ano, as iniciativas com o Conselho seguem em andamento, sempre com uma visão de ecossistema.
Para Esmeralda Chagas, membro do CCC desde a sua fundação, a relação entre o Conselho e a Unipar forma uma parceria próspera. “São 20 anos de história e realizações, juntos nessa empreitada, inclusive de serviço social, sempre prontos a colaborar e trabalhar junto à empresa. Marcamos uma trajetória de sucesso e isso, para mim, é muito importante”, enfatiza.
Para celebrar o marco de 20 anos de história, a Unipar e o CCC realizaram uma cerimônia em Cubatão, na última sexta-feira (7), com a presença de moradores locais, membros do Conselho e instituições.