Artistas da cidade de Cubatão são indicados ao 33° Prêmio Shell de Teatro

O Coletivo 302, de Cubatão, recebeu indicação ao 33º Prêmio Shell de Teatro na categoria “Energia que vem da gente” que premiará iniciativas com impacto social positivo. A atração, realizada no espaço histórico do Cruzeiro Quinhentista nos anos 2019, 2020 e 2022, recebeu menção pela valorização da ancestralidade em Cubatão, pela reflexão sobre a herança socioambiental da época em que era a cidade mais poluída do mundo e pelo relevante trabalho de pesquisa sobre o município. Esta é a primeira vez que um coletivo da Baixada Santista é indicado ao prêmio.

O espetáculo conta sobre a Vila Parisi, extinto bairro da cidade. A perspectiva de vida de operários que saíram de suas cidades atrás de um sonho foram temas pautados para a elaboração do roteiro, assim como relatos de ex-moradores da Vila Parisi, que também contribuíram na produção do conteúdo. O objetivo do projeto é de que o público presente participe de uma vasta oportunidade sensorial, aprendendo mais sobre a história da cidade.

Além de ter sido encenado na cidade, o espetáculo também foi selecionado e participou, por duas vezes, do MIRADA – Festival Ibero Americano de Artes Cênicas, produzido pelo Sesc Santos, passo fundamental para garantir a indicação à premiação.

O Coletivo 302, fundado em 2014, é um grupo artístico e de pesquisa que tem como foco o território, as memórias e a ancestralidade do seu local de atuação. Com o apoio da Secretaria Municipal de Cubatão, os colaboradores desenvolvem suas atividades a partir de processos em conjunto, criando espetáculos teatrais, intervenções em espaços públicos, exposições em artes visuais, oficinas, entre outras atividades.

Prêmio Shell – Criado em 1988 e é considerado uma das mais tradicionais condecorações da cena teatral brasileira, contemplando artistas e espetáculos de melhor desempenho nas temporadas no eixo Rio-São Paulo.  A cerimônia da premiação está marcada para 21 de março e o anúncio dos vencedores é possível conferir no site www.shell.com.br na sessão Sociedade e Meio Ambiente.

Foto: Renato Coelho