Nos dias 29 e 30 de junho, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) em uma parceria com o CIDE CIESP E APELL de Cubatão promoveram um curso gratuito que capacitou profissionais a atuarem na resposta imediata em acidentes envolvendo produtos perigosos.
Denominado “Primeiro no Local”, o curso é considerado fundamental na formação de agentes dos setores públicos e privados a se dirigirem ao local do acidente, constatar os fatos e adotar as primeiras medidas protetivas.
O curso contou com cerca de 45 participantes de diferentes áreas, como Defesa Civil, Companhia Municipal de Trânsito (CMT), Samu, Plano de Auxílio Mútuo (PAM), Polícia Militar, Rodoviária, Corpo de Bombeiros, concessionária das estradas da região e concessionária da linha férrea, além de líderes comunitários. Durante os dois dias de encontro, foram realizadas palestras, debates e atividades práticas, instruídos por profissionais da Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Defesa Civil Regional e Municipal Cubatão, da Subcomissão TPP BS, APELL Cubatão e do Setor de Saúde de São Paulo.
Para o coordenador do Apell de Cubatão, Manuel Dubra, o curso foi de importante destaque na participação de Lideranças Comunitárias de áreas onde podem ocorrer acidentes com produtos perigosos: “O processo APELL, promovendo a melhoria contínua, realizará periodicamente o curso “Primeiro no Local” visando desenvolver e aprimorar as capacidades de atendimento das nossas instituições e de Lideranças Comunitárias estratégicas”.
“Esse curso pode capacitar ainda mais os profissionais que atendem ocorrências de emergência. Ao longo desses dois dias serão apresentadas orientações do que se deve fazer nestes momentos, bem como as medidas de segurança que podemos adotar nestas áreas de risco”, afirma a chefe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cubatão (Comdec), Cristina Candido.
A atual edição do “Primeiro no Local” teve a coordenação técnica dos profissionais da CETESB Edson Haddad, e Mauro de Souza Teixeira.