O Conselho Comunitário Consultivo do Polo Industrial de Cubatão completa em 2019 seus 20 anos de atuação. Formado por representantes das indústrias, do poder público, sociedade civil e lideranças comunitárias, o fórum é um canal de diálogo aberto conduzido pelo Centro de Integração de Desenvolvimento (Cide) e reúne os membros mensalmente para debaterem temas relacionados ao Polo e comunidades circunvizinhas. Cada membro também tem o papel de porta-voz para disseminar informações relevantes aos demais moradores dos bairros que representam.
O Conselho trabalha em projetos e discussões por meio de três frentes de atuação Educação, Capacitação e Empregabilidade; Saúde, Segurança e Meio Ambiente; e Projetos.
Nos últimos anos, o conselho passou por uma reestruturação e teve sua forma de atuação aprimorada com a criação do seu regimento interno, baseado nas premissas de Atuação Responsável da Associação Brasileira de Indústrias Químicas – Abiquim. O novo regimento foi efetivado em março de 2017, com direito a reconhecimento da Abiquim por adotar as diretrizes do Programa de Atuação Responsável, no requisito da comunicação aberta e transparente com as partes interessadas de Diálogo Social. Com esta formalização, o CCC do Polo Industrial também passou a participar do Encontro Nacional dos CCCs da Abiquim, realizado todos os anos pela Comissão de Diálogo com a Comunidade.
Para Irenilda Brito, membro do conselho há 18 anos e representante do Grupo de Lazer e Cidadania da 3ª idade, o diálogo entre a comunidade e as indústrias é de extrema importância para o fortalecimento do grupo na cidade. Ela relembra os anos anteriores e ressalta seus aprendizados por meio dos projetos realizados e visitas técnicas ao Polo, contando sobre sua expectativa para o futuro. “Eu espero que continuemos com o mesmo empenho, desde o início do CCC. Temos que continuar crescendo como um grupo para fortalecer o nosso vínculo, vestir a mesma camisa e trabalhar em melhorias contínuas para a comunidade.”
Novos projetos
Atualmente, coordenado por Caroline Carneiro e Renan Vieira, representantes da empresa Yara Fertilizantes, e com participação do diretor executivo do Cide, Raul Elias Pinto, como patrono, o conselho integra a seu grupo novos membros pertencentes a maioria das comunidades do município.
Para este ano e 2020, o CCC será peça fundamental para a realização dos estudos dos projetos Apell – Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências a Nível Local e para a revitalização da Agenda 21 de 2020 para 2035, além de conduzirem outros projetos em prol da comunidade.
Representando o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Antônio Jorge ressalta o orgulho de ser membro do CCC e da integração com a comunidade. “Vejo a minha participação como uma grande responsabilidade que vai além de estar presente nas reuniões, mas também de trabalhar juntamente com o Condomínio Industrial em favor da população para um crescimento social. Em meus anos de atuação no conselho, adquiri experiências e conhecimento para participar efetivamente das questões da comunidade. Para o futuro, acredito que a história do CCC inspirará novos líderes comunitários para a nossa cidade”.
“Temos um grupo que representa a voz da comunidade cubatense. Em toda a história do nosso Conselho Comunitário Consultivo, o Polo Industrial pôde se aproximar mais dos munícipes, promover o diálogo aberto e desenvolver projetos que trouxeram e trazem até hoje resultados significativos para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Olhando para trás, todo caminho percorrido até aqui, enxergamos a principal motivação que temos para trabalharmos por uma Cubatão melhor: nossa união. Que a nossa integração permaneça como nossa maior força para novas conquistas nos próximos anos”, comenta Raul Elias Pinto.