Conselho Comunitário do Polo Industrial completa 23 anos de atuação

Fundado em 22 de maio de 1999, o Conselho Comunitário Consultivo (CCC) do Polo Industrial de Cubatão é uma das comissões técnicas que reúne representantes das indústrias, lideranças comunitárias, poder público e sociedade civil, além de contar com o apoio do CIDE e CIESP de Cubatão. Possui como missão a integração entre as indústrias, o setor público e a população para apontar soluções para o desenvolvimento local.

As ações e projetos que o Conselho desenvolve são enquadrados em três núcleos: Educação, Capacitação e Empregabilidade; Saúde, Segurança e Meio Ambiente; e Projetos. Através de reuniões mensais, o grupo promove um diálogo aberto entre indústria e comunidade, debatendo assuntos de interesse em comum. Atualmente, é coordenado pelos representantes da empresa Unipar e Yara Brasil, Renato Silvestre e Renan Vieira.

Para a líder comunitária da Ilha Caraguatá, Adesimar Santos, fazer parte do Conselho Comunitário trouxe aprendizados relevantes. “Ser líder comunitária e participar ativamente do CCC me fez enriquecer o entendimento do meu papel como cidadã e entender as preocupações das empresas com a comunidade”, afirma.

“Este grupo representa a voz da comunidade cubatense. É gratificante poder articular essa união entre o Polo Industrial e os munícipes, promovendo um diálogo aberto e desenvolvendo projetos que trouxeram e trazem até hoje resultados significativos para o desenvolvimento sustentável da cidade”, afirma Renato Silvestre, coordenador do Conselho Comunitário e representante da empresa Unipar.

Para o diretor do CIDE, Ricardo Salgado, o diálogo entre a comunidade e as indústrias é de extrema importância para o fortalecimento do grupo na cidade. “Cada membro que faz parte deste Conselho tem o papel de porta-voz para disseminar informações relevantes aos demais moradores dos bairros que representam. Que esta integração permaneça como nossa maior força para novas conquistas nos próximos anos”.

A proposta de trabalho do conselho tem como premissa o Programa de Atuação Responsável®, da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), lançado em 1992 e tem como objetivo apoiar a indústria química a ela associada na gestão de suas atividades em saúde, segurança e meio ambiente. Além disso, possui representatividade em sua Comissão de Diálogo com a Comunidade, adotando diretrizes socioambientais estabelecidas pela Associação.