Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente, um momento de conscientização para ações voltadas à preservação do planeta.
Cubatão é reconhecida pela ONU como cidade símbolo de recuperação ambiental. Para sustentar o título, grandes investimentos em controle e programas ambientais foram realizados pelo Polo Industrial da cidade, por meio do Condomínio Industrial do Cide, consolidando a parceria entre poder público, iniciativa privada e comunidade.
São diversas ações mantidas por meio da execução de programas de controle e monitoramento de emissões; da gestão e reaproveitamento de resíduos; uso racional de recursos energéticos e hídricos; manutenção dos sistemas de controle e implantação de melhorias ambientais.
Ao longo do tempo, as ações são aprimoradas com o objetivo de assegurar o compromisso do desempenho ambiental e qualidade de vida da população.
O Cide conta com a Comissão Técnica de Proteção e Defesa do Meio Ambiente (Prodema) para construção de ações conjuntas voltadas à proteção e defesa do meio ambiente. O grupo participa ativamente de eventos como Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH/BS), Conselho Municipal de Meio Ambiente de Cubatão (Comdema), Plano de Contingência para a Serra do Mar, entre outros.
Cronologia de Recuperação e Investimento Ambiental em Cubatão
Operação Inverno
A operação, que ocorre há 24 anos em Cubatão entre os meses de maio e setembro – período em que as condições climáticas são desfavoráveis e o clima predominante é mais seco –, já está em andamento em 2019 e consiste no trabalho de umectação diária das vias externas do Polo e também dentro das empresas.
Todo o processo é feito com água de reuso e visa manter a qualidade do ar, preservando a saúde dos trabalhadores e dos moradores da região.
Nos últimos anos, foi constatado que Cubatão passou pelo período de inverno sem nenhum episódio crítico de qualidade do ar. Estima-se que em 2018 foram utilizados em média 21 milhões de litros de água de reuso e percorridos cerca de 18,9 mil km.
Para o gerente executivo do Cide, Valmir Ramos Ruiz, as ações de preservação ambiental são compromissos firmados entre indústria e município. “Nos empenhamos diariamente com iniciativas e projetos voltados à preservação ambiental, é gratificante poder ver projetos como a Operação Inverno contribuindo para que o Polo atenda aos parâmetros exigidos e permaneça com suas atividades. Essa sinergia é determinante para o desenvolvimento sustentável da cidade”.