Segundo o relatório anual do Polo Industrial de Cubatão, em 2017 as indústrias da área continuaram a investir nas comunidades onde atuam. No total, foram destinados R$ 2,3 milhões para projetos sociais, culturais e esportivos.
O Conselho Comunitário Consultivo (CCC), formado por representantes das indústrias, do poder público e de comunidades, tem como objetivo ser o elo entre o Polo Industrial de Cubatão e a sociedade. O CCC é promovido pelo Centro de Integração e Desenvolvimento (Cide), com apoio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo(Ciesp) – Regional de Cubatão e conta com um profissional de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e um de Relações com Comunidades em sua coordenação.
As ações e projetos são enquadrados em quatro núcleos: Educação, Capacitação e Empregabilidade; Saúde; Segurança; Meio Ambiente e Projetos das Comunidades. São pilares inseridos no planejamento estratégico da Agenda 21. O formato foi definido com o objetivo de potencializar as ações do grupo.
A proposta de trabalho do Conselho tem como premissa o Programa de Atuação Responsável, da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). O programa atua com comprometimento voluntário na melhoria contínua em saúde, segurança e meio ambiente, identificação de riscos e preparação para situações de emergência.
Reconhecimento
O CCC do Polo Industrial de Cubatão tem reconhecimento da Abiquim, com representatividade em sua Comissão de Diálogo com a Comunidade, por adotar diretrizes socioambientais estabelecidas pela associação. O CCC participa anualmente do Encontro Nacional de Conselhos Comunitários Consultivos da Abiquim.
Sesi
Com bons resultados alcançados, em 2017, o Centro de Atividades Décio de Paula Novaes – Sesi Cubatão implantou uma nova proposta educacional, com uma metodologia inovadora de ensino-aprendizagem, além da ampliação de qualidade de vida, realizando investimentos em infraestrutura como impermeabilização de reservatórios, reforma de vestiários e sanitários, construção do remanescente das obras de teatro, reforma de campo e quadra.
Fonte: Jornal A Tribuna – Caderno da Indústria