Em mais um ano sem episódios críticos de qualidade do ar, a Operação Inverno terminou suas atividades no final de setembro. O encontro de encerramento, realizado no último dia 5 por meio de videoconferência, contou com a participação de representantes das indústrias e do gerente regional da Cetesb em Cubatão, Marcos Cipriano.
Este ano foi marcado pela redução considerável nos índices pluviométricos e na quantidade de dias com chuva durante a ação, fator que favorece inversões térmicas na região e, consequentemente, a elevação e concentração de particulados (poeira) no ar. Mesmo assim, de acordo com os indicadores da Cetesb, a média da qualidade do ar nos meses da ação manteve-se predominantemente moderada, em atendimento aos parâmetros estabelecidos pelo órgão.
Para alcançar este resultado, entre os meses de maio e setembro, foram realizadas seis campanhas de limpeza nas principais estradas e avenidas localizadas no Polo, como a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, Avenida Eng. Plínio de Queiróz, Estrada Senhor Renê Fonseca e outros acessos próximos às unidades industriais e pátios reguladores.
No período, foram coletadas mais de 284 toneladas de resíduos como lama, garrafas pet, borrachas, pneus e peças de veículos.
Em paralelo, também ocorreram umectações com água de reuso em todos os locais mapeados com auxílio de um caminhão-pipa, em operação por 12 horas diárias, durante todo o período da campanha.
De acordo com Cipriano, a edição trouxe o desafio de ser executada com segurança, em meio a pandemia do novo coronavírus (covid-19), e obter resultados satisfatórios. “Este é um ano totalmente atípico, no qual a Operação foi conduzida por um número reduzido de recursos humanos – eu, por exemplo, acompanhei integralmente o monitoramento por conta deste reflexo. Porém, o objetivo permaneceu o mesmo: manter os índices fora de status emergencial. E, conforme o relatório apontou, tivemos mais um ano dentro da conformidade”.
A ação preventiva, também conhecida como Banho de Rua, é coordenada pelo Cide há 25 anos, com apoio do Ciesp Cubatão. Desde 1994, a cidade não apresenta episódios críticos de acordo com os critérios do decreto estadual nº 59.113, de 23/04/2013.
Os índices de qualidade do ar são monitorados por três estações medidoras da Cetesb, localizadas no Polo Industrial e na área urbana de Cubatão, e encontram-se disponíveis para consulta no site do órgão com dados atualizados de hora em hora, todos os dias da semana.
Para o diretor executivo do Cide, Ricardo Salgado, a tradicional ação no Polo reforça o compromisso das indústrias em contribuir com uma gestão ambiental eficiente na região. “Em todos os encerramentos evidenciamos a importância da iniciativa para o bem-estar da população regional e preservação do meio ambiente. É gratificante ver os resultados obtidos por meio da integração de participantes completamente envolvidos com a ação. Agora, estamos prontos para iniciar o planejamento de mais uma edição em 2021”.
A Operação Inverno 2020 teve a participação das empresas Yara Brasil, Usiminas, CMOC Brasil e Ecopátio e apoio das empresas Birla Carbon, Cesari e Ecovias. As atividades executadas contaram com a parceria da Cetesb, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária e Prefeitura Municipal de Cubatão, Companhia Municipal de Trânsito e Ecovias.
Você sabe o que é inversão térmica?
O fenômeno natural faz com que particulados providos de movimentação de veículos nas estradas concentrem-se na superfície e não dispersem por conta de temperaturas mais frias. No inverno, costuma-se ocorrer poucas chuvas e ventos, o que favorece esta concentração. Já no verão, a superfície terrestre permanece aquecida, o ar quente eleva-se e os ventos dissipam a poeira.
Leia também: Operação Inverno começa no Polo Industrial