O mês de maio marca o início da Operação Inverno em Cubatão. O evento, que ocorre anualmente no Polo Industrial, foi lançado no último dia 28 em um encontro virtual, que contou com a presença de representantes de empresas e o gerente regional da Cetesb, Marcos Cipriano.
No inverno, as condições climáticas se tornam desfavoráveis e proporcionam a intensificação de dispersão de particulados (poeira). As ações da Operação visam contribuir para manutenção e permanência de uma boa qualidade do ar na região.
A rotina é constituída por umectações com água de reuso, em operação por 12 horas diárias, e limpezas com varreduras em estradas, como Cônego Domênico Rangoni, Eng. Plínio de Queiróz e Senhor René Fonseca, em todo o período da campanha. Só e 2020, foram coletadas mais de 280 toneladas de resíduos como lama, garrafas pet, borrachas, pneus e peças de veículos.
Cipriano afirma que a iniciativa deste ano mantém os desafios impostos pela campanha anterior. “Mesmo com as restrições impostas pela pandemia ainda em vigor, buscaremos manter as atividades essenciais, com qualidade e comunicação ativa entre todos os envolvidos”.
Para o diretor executivo do Cide, Ricardo Salgado, o objetivo é manter os padrões de qualidade do ar no município. ”Anualmente, avaliamos os índices (de qualidade do ar) para que possamos repetir o bom desempenho e aplicar melhorias. Com apoio das indústrias, órgãos e demais parceiros, teremos mais uma edição de sucesso”.
A Operação Inverno 2021 é coordenada pelo Cide e tem a participação das empresas Yara Brasil, Usiminas, CMOC Brasil e Ecopátio, além do apoio do Ciesp Cubatão, Birla Carbon, Cesari e Ecovias. As atividades executadas também contam com a parceria da Cetesb, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária e Prefeitura Municipal de Cubatão, Companhia Municipal de Trânsito e Ecovias.
Saiba mais
Desde 1994, a cidade não apresenta episódios críticos e fora dos padrões preconizados pela legislação. Os índices de qualidade do ar são monitorados por três estações medidoras da Cetesb, localizadas no Polo Industrial e na área urbana de Cubatão, e encontram-se disponíveis para consulta no site do órgão com dados atualizados de hora em hora, todos os dias da semana.
As campanhas ocorrem durante o inverno por conta de inversões térmicas causadas pela estação. O fenômeno faz com que os particulados se concentrem na superfície e não dispersem por conta da temperatura mais fria. Já no verão, a superfície terrestre permanece aquecida, o ar quente eleva-se e os ventos dissipam a poeira. Na estação mais fria do ano na cidade, costumam-se ocorrer poucas chuvas e ventos, o que favorece a concentração.