PAM de Cubatão celebra 44 anos

Membros do PAM presentes no simulado do APELL Cubatão

O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) de Cubatão completa hoje o seu 44º aniversário. Idealizado na década de 50, a organização possui o papel de atuar, de forma cooperada, no atendimento a emergências tecnológicas e ambientais entre as empresas privadas, públicas e órgãos públicos municipais, estaduais e federais, compondo uma força tarefa capaz de prestar atendimento rápido e adequado a qualquer ocorrência anormal, que venha acontecer.

Em Cubatão, o PAM foi fundado no dia 31 de março de 1978 através da formalização de seu primeiro estatuto e manual oficial. Participam do grupo mais de 35 empresas associadas ao Cide e Ciesp Cubatão, além de órgãos públicos e privados, que contam com recursos, estrutura e meios de comunicação para o acionamento rápido e atuação eficaz no combate ou controle de ocorrências de qualquer natureza que possam colocar em risco a vida humana, o patrimônio público ou privado e o meio ambiente no Polo Industrial de Cubatão e região.

O PAM também é coligado ao APELL Cubatão, na conscientização de comunidades sobre os riscos de diversos níveis e na preparação para uma ação coletiva efetiva, tanto na realização de exercícios simulados como em situações de ocorrências reais.

A coordenação é composta por Renan Vieira (Yara Brasil) e pelo vice, Luiz Douglas Zanetti (Usiminas).