Hoje, o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) de Cubatão completa 42 anos de atuação.
A Comissão Técnica do Cide tem o objetivo de promover a prevenção e manter um sistema de combate a acidentes de qualquer natureza que possam colocar em risco a vida humana, o patrimônio público ou privado e o meio ambiente no Polo Industrial de Cubatão e toda região da Baixada Santista.
É composto por membros das indústrias altamente capacitados, representantes de mais de 20 empresas associadas ao Cide e Ciesp Cubatão, além de órgãos públicos e instituições convidadas. Dispõe de recursos e meios de comunicação para o acionamento rápido e atuação eficaz, além de desenvolver e implementar projetos, programas e atividades voltados à prevenção de riscos.
Apesar de ser idealizado na década de 50, o PAM de Cubatão teve a criação do seu primeiro grupo de trabalho, estatuto e manual oficial no dia 31 de março de 1978. No mesmo ano, foi acionado pela primeira vez em um incêndio que ocorreu no município, e, desde então, se tornou referência em segurança na região.
Atualmente, é coordenado pelo engenheiro de Segurança do Trabalho, Walid Khalid Al Omar, que destaca importância da integração para excelência do grupo na região. “Por meio do PAM, promovemos a total sinergia entre as empresas para os atendimento às possíveis emergências no Polo e fora dele, seja pelo compartilhamento de recursos ou na troca de experiências entre os profissionais. É um legado que estamos construindo ao longo de todos esses anos, a favor da segurança coletiva”, cita Walid.