A reunião mensal do Conselho Comunitário Consultivo do Polo Industrial de Cubatão, realizada no último dia 22, teve como tema principal o Programa Atuação Responsável®, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). O encontro contou com a participação do gerente de Gestão Empresarial da instituição, Luiz Shizuo Harayashiki, que ministrou uma palestra sobre a iniciativa.
O programa, em exercício há aproximadamente 30 anos no Brasil e presente em mais de 60 países, possui o principal objetivo de demonstrar o compromisso voluntário da indústria química na melhoria continua de segmentos como Saúde, Segurança e Meio Ambiente. Como principais resultados, obtém-se a redução de riscos de acidentes, diminuição dos impactos ambientais, uso de produtos mais seguros, entre outros.
Entre as premissas do Programa de Atuação Responsável®, se encontra a promoção do relacionamento aberto entre indústrias e sociedade. Através da comissão de Diálogo com a Comunidade da Abiquim, representantes das empresas tratam de assuntos referentes à comunicação com as comunidades circunvizinhas de suas unidades, baseando-se nas diretrizes do programa.
O Conselho Comunitário Consultivo do Polo Industrial, anteriormente conhecido como Painel Comunitário, passou por uma reestruturação e teve sua forma de atuação aprimorada com a criação do seu novo regimento interno, baseado nas diretrizes do programa. Desde então, representantes do CCC passaram a participar de eventos como o Encontro Nacional dos CCCs e o Congresso de Atuação Responsável®, realizados pela Abiquim.
Luiz Shizuo destaca a disseminação dos conceitos básicos do Programa Atuação Responsável® como pilares importantes para as atividades socioambientais do CCCs. “Podemos traduzir o programa como uma postura proativa, transparente e voltada ao diálogo com as partes interessadas na indústria, com uma proposta de responsabilidade que transcende o atendimento legal. Sua continuidade representa o compromisso com a sustentabilidade do setor químico brasileiro, e este é o trabalho que realizamos com nossas comunidades do entorno das plantas”.
A importância da Indústria Química
Na ocasião, também foi explicado sobre a importância da química para o processo do desenvolvimento humano e como está presente no dia a dia das pessoas, seja em setores como os de alimentos, saneamento, construções e medicações.
O Brasil está em 6º lugar no ranking de maiores indústrias químicas do mundo, com um faturamento de 118,7 bilhões de dólares, só no último ano, segundo a Abiquim. Atualmente, contribui com a geração de dois milhões de empregos no País e com 2,4% para o PIB nacional.